Interessante até mesmo ao público leigo, livro aborda descobertas realizadas e uma coleção de micrografias registrando o processo de surgimento dos cristais
Em comemoração aos 35 anos do Laboratório de Materiais Vítreos, da Universidade Federal de São Carlos, o engenheiro de materiais e pesquisador Edgar Dutra Zanotto resolveu reunir os trabalhos de pesquisa científica de maior peso sobre o fenômeno da cristalização em vidros. O resultado pode agora ser conferido Cristais em Vidros – Ciência e Arte (ed. EdUFScar, 124 páginas, R$ 90,00), que reúne tanto as descobertas realizadas ao longo das últimas três décadas e meia e como uma ampla coleção de imagens que revelam as belezas e os segredos ocultos nos cristais microscópicos. Um feliz encontro entre ciência e arte, que interessa tanto à comunidade científica quanto ao público leigo.
Dividido em duas partes, o livro conta, primeiramente, com um breve resumo sobre as pesquisas voltadas ao desenvolvimento de novos vidros e vitrocerâmicos e ao estudo de suas propriedades físico-químicas. Em seguida, apresenta uma surpreendente coleção de micrografias (fotografias obtidas a partir de microscópio óptico ou eletrônico) que registram o encanto dos cristais.
Dispostas ao longo da publicação, essas micrografias são subdivididas em cinco categorias, a partir dos procedimentos utilizados em cada cristalização: nucleação interna, nucleação superficial, sinterização viscosa com cristalização simultânea, cristalização eutética e trincas e bolhas em vitrocerâmicos. Sempre acompanhadas de uma explicação sobre cada fenômeno, as fotos aparecem numa versão diminuta e outra ampliada, possibilitando uma visualização detalhada de cada evento. Tão admiráveis são as imagens que, em um dos casos, uma das cristalizações chega assemelhar-se à obra “Campo de trigo e um pássaro” de Van Gogh (1887).
Segundo o próprio autor, a publicação visa contribuir tanto para registro e devido crédito aos vários pesquisadores que tiveram importantes descobertas nesse meio, como também motivar jovens e novatos na busca interminável dos meandros da cristalização em vidros.